domingo, 22 de setembro de 2013

Funcionamento e Aplicações

Começo aqui a descrever o funcionamento de uma Coilgun, que não é nada complicado.
Uma Coilgun em seu básico consiste em um sequenciador que aciona bobinas em série que são alimentadas por um banco de capacitores para gerar um fluxo magnético linear ao longo de seu cano.
Para o projeto, o sequenciador das boninas utilizado será um contador feito com flip-flops e um demultiplexador que enviará o sinal para uma série de réles. Estes réles quando acionados chavearão as boninas ligadas nos bancos de capacitores que criarão campos magnéticos sequenciais gerando o fluxo magnético que acelera o projétil.
Simples e efetivo, muito efetivo. Tão efetivo que as aplicações vão muito além do que o nome sugere. Coilgun é literalmente uma arma de bobina pois tem um poder letal, mas como diversas outras invenções e descobertas também são usadas erroneamente como armas.
As aplicações de uma Coilgun são tão grandes que existem diversos projetos (alguns já em funcionamento) que utilizam de seu incrível potencial de aceleração. O maior e mais conhecido é um sistema de aceleração eletromagnética utilizado pelo CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) em seu LHC (Large Hadron Collider, Grande Colisor de Hádrons). Existem ainda outros projetos como o que foi abortado pelo Discovery Project Earth da Discovery Channel em que se estuda a possibilidade de utilizar uma Coilgun para enviar satélites ao espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário